terça-feira, 26 de março de 2024

O DESMONTE DA EDUCAÇÃO ESPECIAL/INCLUSIVA PELO GOVERNO IBANEIS

 


O atual governador Ibaneis fez sua campanha eleitoral afirmando que a educação seria prioridade em seu governo. No entanto, o que se tem visto nos dias atuais é um verdadeiro descaso com a educação pública.

Na R.A. de São Sebastião, por exemplo, há 15 anos não se constrói  uma nova escola de Ensino Fundamental, sendo que atualmente é uma das regiões que mais cresce no DF. As salas de aulas estão extremamente lotadas e atualmente há um prédio alugado pelo governo que atende estudantes do Ensino Fundamental 2, mas sem estrutura adequada, pois não possui quadra esportiva, o pátio é pequeno para a demanda de  estudantes  com a ausência  de demais espaços importantes para uma escola.

Em relação a Educação Especial/ Inclusiva, o descaso tem sido desumano. Os estudantes pertencentes as turmas DMUs(Deficiências Mútiplas),estavam em “casos omissos” pela Secretaria, pois várias turmas foram fechadas, e esses estudantes foram incluídos em turmas DI(Deficiência Intelectual), sendo que para a turma DMU é obrigatórios somente dois alunos. Já no ano de 2023 a Secretaria de Educação resolveu fechar muitas salas de turmas DI e de TEA (Transtorno do Espectro Autista) e resolveu incluir estudantes laudados em turmas regulares, sem sequer reduzir o número de alunos por sala na maioria das vezes.

Vale lembrar que em alguns casos é importante a inclusão de estudantes laudados em turmas regulares, contanto que esteja apto, mas em outros casos, o estudante precisa de um atendimento mais individualizado para que aprenda de acordo com suas necessidades e adaptações.

O professor regente das turmas regulares com estudante incluso é o responsável por elaborar as atividades adaptadas, mas com a demanda das salas lotadas e a falta de apoio e formação, o processo de ensino-aprendizagem do estudante incluso acaba sendo prejudicado. É necessário uma equipe multidisciplinar para auxiliar os professores no processo de ensino-aprendizagem desses estudantes.

Na Regional de São Sebastião, há algumas salas vazias que antes funcionavam turmas de alunos TEA e DI. Salas essas que estão equipadas com muitos materiais. Enquanto isso, os estudantes laudados estão inclusos em salas lotadas tendo seu desenvolvimento pedagógico prejudicado.

A maioria dos casos de mudança de turmas dos estudantes de Classes Especiais, foram feitas sem consulta as famílias e sem o aval de professores e coordenação pedagógica. Simplesmente foi uma decisão tomada “de cima pra baixo” pela Secretaria.

O Núcleo de Educação Especial das Regionais de Ensino, conta com uma equipe bastante reduzida, sendo insuficiente para atender as demandas de estudantes laudados.

O atual governo não tem a educação como prioridade e também vem negligenciando a Educação Especial/Inclusiva. É de extrema importante que toda a sociedade, a categoria e o sindicato, lutem por uma educação inclusiva digna e com todos os recursos necessários. É uma questão de Direitos Humanos, pois os estudantes com alguma deficiência ou transtorno têm o direito a uma educação pautada nas suas necessidades.

Karla Ramalho

Pedagoga/Psicopedagoga

Professora - SEDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O DESMONTE DA EDUCAÇÃO ESPECIAL/INCLUSIVA PELO GOVERNO IBANEIS

  O atual governador Ibaneis fez sua campanha eleitoral afirmando que a educação seria prioridade em seu governo. No entanto, o que se tem v...