quarta-feira, 21 de junho de 2023

SÃO SEBASTIÃO 30 ANOS: A CULTURA PADECE!

                 No dia 25 de junho, a Região Administrativa de São Sebastião completa 30 anos.   Lembrando que são 30 anos de R.A., pois essa região já é ocupada há muito tempo.

    Recentemente, muitos moradores da cidade tiveram um péssimo "presente", que foram as derrubadas de casas de muitas famílias. Dentro disso, cabe refletir que a regularização desse território seria um dos grandes presentes para a cidade.

   Durante muitos anos, São Sebastião foi um celeiro de artistas e de movimentos culturais. Movimentos esses que continuam resistentes em manter seu trabalho de arte e cultura em uma cidade que há 30 anos clama por mais espaços de cultura e lazer.

     No seu trigésimo aniversário, a cidade continua sem um centro cultural público, sem teatro ou anfiteatro, sem salas de cinema, praças públicas com boa estrutura, pois um coreto em cada praça já seria um grande palco para os artistas criativos que aqui residem, e principalmente, o Parque Ambiental do Bosque pede socorro!!! O lugar virou espaço de pasto de gado e também de criminalidade, mesmo tendo um grupo cultural ativo que tanto luta pela revitalização e boa utilização daquele espaço.

     O que mais revolta nesse trigésimo aniversário da Cidade do Barro é a falta de verba para uma comemoração do jeito que seu povo merece. Segundo a Administração Regional, não há verba para a cultura, os artistas locais não foram incluídos nas comemorações, simplesmente pelo fato do governo achar que verba para a cultura é um gasto supérfluo e não merece investimento, importante ressaltar que esta situação estende-se para todas as RAs. Os Gerentes de Culturas foram nomeados com a ajuda dos votos da comunidade cultural de cada localidade, mas nas Administrações Regionais não existe verba alguma para que os Gerentes possam realizar um trabalho digno. Para completar, o Deputado Distrital eleito por São Sebastião não destinou nenhuma verba de emenda para atividades culturais,dessa forma percebe-se que seu projeto não leva em conta o tanto que arte e cultura são importantes também para a qualidade de vida de uma sociedade.

   Enquanto isso, os artistas são sebastianenses continuam criando seus palcos artísticos culturais, sejam eles nas batalhas de rimas, nas rodas de samba e nos saraus. Esses sim, continuam presenteando a cidade com o que têm de melhor, enquanto o governo esquece que cultura é o melhor que o povo tem a oferecer e que festejar é importante.

     Que no futuro, São Sebastião possa ter uma festa digna de seu povo, com muita dança, música, artes plásticas, circo e tudo mais que esse povo produz e encanta!!!

 

Parabéns São Sebas, seu presente é sua arte que resiste!

Karlinha Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O DESMONTE DA EDUCAÇÃO ESPECIAL/INCLUSIVA PELO GOVERNO IBANEIS

  O atual governador Ibaneis fez sua campanha eleitoral afirmando que a educação seria prioridade em seu governo. No entanto, o que se tem v...