terça-feira, 23 de junho de 2020

O MUNDO DE SÃO SEBASTIÃO!

No dia 25 de junho, São Sebastião faz aniversário com muita história e muita complexidade, tendo  uma história um tanto peculiar, de Olaria a Região Administrativa que mais cresce no DF.
Infelizmente o aniversário da cidade não é só  comemoração. Em menos de cinco anos, a população de São Sebastião triplicou, mas esse aumento populacional não veio seguido de ações públicas básicas, como a construção de novas escolas, unidades básicas de saúde e espaços de lazer.    O bairro Jardim Mangueiral que se nega a ser da cidade, por uma questão de preconceito de classe, trouxe para a região um grande número de habitantes que ocupam vagas nas escolas,  postos de trabalho e lotam ainda mais as  unidades de saúde, igualmente o bairro Crixás e o Morro da Cruz, esses dois últimos, dentro da cidade
No ano de 2020,algumas crianças não conseguiram vagas nas escolas da cidade, além da UPA está sempre lotada, onde cidadãos passam praticamente  o dia inteiro para serem atendidos. O bairro Crixás, surgiu com a ideia de um residencial popular,  com uma boa estrutura, mas ao lado de um dos bairros mais carentes da cidade, e atualmente o maior, o bairro Morro da Cruz.
O bairro Morro da Cruz, cresceu a custo de invasões e grilagem de terras, inclusive em  lugares impedidos de ter construções, o que fez muitas famílias perderem suas casas, confiando em grileiros criminosos que venderam terras irregulares. Hoje em dia é um bairro que necessita de muita infraestrutura. Em sua maioria, não possui asfalto, saneamento básico, ruas escuras e perigosas.
Na cidade há um grande crescimento de bares, em grande parte,   com muito sertanejo e forró, mas há uma infinidade de jovens na cidade que curtem vários outros estilos, mas não possuem muitas opções, pois há poucos espaços de lazer públicos. São Sebastião não possui um Centro Cultural público, não possui salas de cinema, nem anfiteatro,  possui somente uma pista de skate que precisa de mudanças e reformas e uma pista de atletismo inacabada. Há algumas quadras e um campo central sintético, onde acontecem vários campeonatos locais, mesmo assim não é suficiente. A cidade é um celeiro de artistas e atletas. Artistas e atletas que já ganharam diversos prêmios, que orgulham a cidade.A pista de skate de São Sebastião é inadequada, além de ficar do lado da delegacia, o que impede de ter eventos e campeonatos, por ordem da polícia.
Uma cena típica nas sextas feiras em São Sebastião é a descida de muitas viaturas da polícia na cidade. Muito tem a ver com a segurança da população, mas também, temos inúmeros casos de violência policial. Sem opções de lazer, ficar sentado na calçada conversando com os amigos, pode ser arriscado para alguns jovens que temem a famosa “batida” da polícia. Não sou contra a polícia, mas a melhor maneira de se combater a criminalidade não é só com polícia, mas é também com lazer, cidadania, oportunidades.
O mundo de São Sebastião pede socorro, assim como o mundo pede socorro. Em meio a mortes pela pandemia, em meio a um racismo cruel e intrínseco, que mata muitos jovens negros pelo mundo, principalmente nas periferias.
São Sebastião, eu te amo, vivo você a 20 anos, mas choro ao ver seus passos lentos para ser tornar uma cidade melhor. Espero que você ganhe muitos presentes, como novas escolas, novas quadras de esporte, novas praças ,um centro cultural, uma pista de skate nova, uma nova unidade de saúde, iluminação nos bairros mais pobres e muito mais. É necessário cuidar da sua juventude e também dos seus pioneiros. O “Eu amo São Sebastião”, não tem que ser só um monumento, mas também atitudes. Vida longa a São Sebas, viva bem e melhore.

Karlinha Ramalho

12 comentários:

  1. Parabéns Karla pela brilhante mostra do que é São Sebastião na realidade de hoje. Nossa cidade cresceu em população mas estagnou em infraestrutura, ha muito nao se constroi uma escola forçando muitas crianças e jovens a se deslocarem para o Plano Piloto para estudar,causando intranquilidade para os pais.
    Precisamos de mais pessoas com a sua visão para cobrar melhorias para nossa cidade.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Karlinha, excelente texto.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto Karla. Uma boa análise da cidade

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Belo texto Karla!

    Ass: Samuel Estrella

    ResponderExcluir
  6. Nada melhor do que o olhar de uma moradora crítica, no entanto, apaixonada pela sua cidade. Muito bom o texto minha irmã querida. (Sandrox)

    ResponderExcluir

O DESMONTE DA EDUCAÇÃO ESPECIAL/INCLUSIVA PELO GOVERNO IBANEIS

  O atual governador Ibaneis fez sua campanha eleitoral afirmando que a educação seria prioridade em seu governo. No entanto, o que se tem v...