segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Leitura e alfabetização!


A leitura deve ser estimulada desde o ingresso da criança na escola, pois mesmo ainda não sabendo ler o contato com o livro é importante para estimular o gosto pela leitura, contar histórias para as crianças é uma prática também muito eficaz para estimular esse hábito.
A prática da leitura não significa apenas decodificar símbolos, mas sim, estimular a criatividade, o senso crítico, a interpretação e consequentemente facilitando no processo de alfabetização, onde a criança encontra bastante dificuldade, além do incentivo é importante o contanto com diversos tipos de textos para que ela consiga distinguir e selecionar seu tipo de leitura.
Na escola o incentivo à leitura deve ser constante e se tratando de séries inicias é importante que esse incentivo seja feito de forma lúdica e desafiadora transformando-os não apenas em leitores, mas também pesquisadores.
Dominar a língua oral e escrita é imprescindível para a formação integral do individuo. É o que fundamenta sua postura na sociedade, pois é por intermédio dela que as pessoas se comunicam, têm acesso às informações, participam criticamente das ações sociais, partilham e constroem visões de mundo e produzem conhecimento.
“...compreender com os olhos, conhecer, interpretar, estudar, decifrar, perceber, preparar suas malas você já pode embarcar, com o seu livro não mão a viagem vai começar...”
(Diga How _ Grupo de rap da cidade de São Sebastião - DF.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O DESMONTE DA EDUCAÇÃO ESPECIAL/INCLUSIVA PELO GOVERNO IBANEIS

  O atual governador Ibaneis fez sua campanha eleitoral afirmando que a educação seria prioridade em seu governo. No entanto, o que se tem v...